sábado, 28 de maio de 2016

Jerônimo Rodrigues - Meu Avô - Para sempre na Memoria

Um regatão no interior de Igarapé Miri, anos 60. 
Um pai e seus filhos percorrem os rios e igarapés amazônicos
vendendo secos e molhados a toda sorte de gente.

Cinquenta anos depois, o pequeno negócio familiar transformou-se em um dos maiores grupos de supermercados do Norte e Nordeste do Brasil.
O patriarca da família, Jerônimo Marques Rodrigues, e seus nove filhos, possuíam um engenho de fabricação de cachaça chamado Liderança no Rio Murutipucu, em Igarapé-Miri. Em 1973, a família resolveu abrir o segundo negócio, fazendo comércio de regatão. A atividade consistia na venda de produtos da cesta básica e medicamentos, transportados de barco para o Baixo Amazonas e Manaus.

O primeiro de uma série de cinco barcos a motor foi comprado em 1964, contribuindo para o que depois se constituiria como um salto nos negócios da família. Os próprios filhos saiam nas embarcações, conduzindo a venda. 

Momentos como a inauguração de Brasília, a construção da hidrelétrica de Tucuruí e a abertura das estradas que ligaram o Pará ao restante do Brasil fez com que os negócios se expandissem. Em 1973, os Rodrigues levam seu comércio atacadista para a capital, com o Auto Serviço Líder, um ponto de apoio para os negócios no interior.

Os investimentos em infraestrutura proporcionados pela política dos militares de ocupação da Amazônia alavancaram os negócios. Em Belém, a família se fixou no Porto do Sal, onde comprou uma torrefação que recebeu o nome de Café Líder. O passo seguinte foi abrir a primeira empresa do grupo, a Auto Serviço Líder LTDA. O negócio “bombou” e pela primeira vez a família passou a ter um atacado de estivas, que abastecia os barcos de Manaus e do interior. Sr. João Rodrigues sempre acreditava que o futuro do comércio era o varejo.

Um homem de família humilde, sempre dedicado ao trabalho, bastante atencioso, simpático e extrovertido. Esse é o Sr. Jerônimo Rodrigues.... Meu Avô Paterno. 

Um comentário:

  1. Tive o prazer de comer na mesa com este homem, muito generoso e atencioso com seus funcionários. EX CASEIRO DA CASA DE PRAIA DE MOSQUEIRO.

    ResponderExcluir